Escrever seu primeiro livro



Resumo escrito por:AUIEBE
Seu primeiro livro não vai se escrever sozinho! Se escrever um livro de ficção ou não é seu sonho, para que se torne realidade voce precisa agir, todo dia! É preciso criar o hábito de escrever. Abaixo seguem nove hábitos que, uma vez formados, vão te levar do começo ao fim do seu primeiro livro e de muitos outros.

Uma recomendação: é mais fácil formar um hábito de cada vez, acrescentando o próximo apenas quando o anterior tiver sido bem assimilado em sua rotina. Vamos a eles.

1 - Hora para escrever.

É o mais importante hábito que você pode adquirir. Ter uma hora certa para escrever, com duração de pelo menos 30 minutos para começar, todos os dias. Escolha o melhor momento e respeite esse compromisso religiosamente. Você pode escrever mais em outros momentos, mas a hora marcada tem que obrigatoriamente ser cumprida.

2 - Ferramentas simples.

Mantenha o foco em escrever, não em suas ferramentas. Se escreve à mão, escolha o papel e caneta mais simples. Se for no computador, utilize o processador de textos mais simples. Desconecte a internet, desligue o celular, limpe sua mesa, elimine as distrações. A hora de escrever exige dedicação exclusiva.

3 - Diário de trabalho.

Registre o trabalho realizado. Pode ser bem simples, como anotar quantas palavras você escreveu no dia. Pode também acrescentar algumas notas sobre o que escreveu, qual assunto, suas impressões sobre o trabalho. O importante é registrar, porque permite visualizar seu progresso, reforça o hábito de escrever e o mantém motivado a continuar escrevendo.

4 - Hora da idéia.

Provavelmente você pensará sobre seu livro o dia todo. Mas é importante criar o hábito de pensar sobre o que está escrevendo em algumas horas do dia. O ideal é usar o tempo que você está fazendo outra coisa que não exija muito trabalho de pensamento, como na academia, na natação, enquanto limpa a casa ou faz serviços bancários.

5 - Capture as idéias.

Você terá idéias em qualquer hora do dia e não apenas quando estiver se dedicando a elas. E geralmente as idéias aparecem nos momentos mais inusitados. O enredo do seu próximo livro pode aparecer enquanto estiver dirigindo, ou um personagem especial por surgir quando estiver na padaria. Não as deixe ir embora! Carregue um bloco de notas, uma lápis ou caneta e anote imediatamente.

6 - Simplesmente comece a escrever!

Pode ser que algum dia você não tenha vontade de escrever, ou pior, todos os dias você não tem vontade de escrever. Se isso segurar você, seu livro não sai nunca! Mas superar esse bloqueio é fácil: apenas comece a escrever. Qualquer coisa, mesmo que palavras sem nexo. O negócio é fazer seus dedos se moverem, assim que aquecerem eles vão continar. Para ficar fácil, você pode começar escrevendo que dia é hoje, ou adotar uma fórmula para todo início de trabalho, ou qualquer outra coisa, mas comece, depois continuar pode ficar fácil.

7 - Escreva quando estiver inspirado.

Você já tem aquela hora marcada para escrever que deve cumprir rigorosamente. Mas tem outras momentos que você quer escrever, que aparece uma idéia legal, você se sente com energia e inspiração. Aproveite! Escreva agora! A inspiração vem nos momentos em que menos se espera, mas faz escrever coisas maravilhosas, então aproveite-a em qualquer momento que surgir!

8 - Revise.

Uma palavra temida para muitos escritores, mas a revisão é uma dos mais importantes aspectos do processo de escrever. Ninguém escreve perfeito da primeira vez, logo é preciso revisar. e às vezes reescrever partes do seu trabalho. Se não quiser revisar, é melhor não escrever. Mas não se preocupe, não precisa desenvolver esse hábito agora, primeiro deixe firme o hábito de escrever diariamente, depois acrescente o hábito de revisar.

9 - Biblioteca do seu livro.

A maioria dos escritores pode não se preocupar muito com isso, mas é um erro. Se você leva o escrever a sério, então considere criar e manter uma pasta com tudo sobre seu livro: esboços do enredo, personagens, notas, pedaços de diálogos, descrições de cenas, pequenos detalhes, investigações. Será extremamente útil. Crie e atualize sua biblioteca diariamente.

Escreva seu primeiro livro! 9 hábitos para escrever Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/writing-and-speaking/copywriting/2014375-escreva-seu-primeiro-livro-h%C3%A1bitos/

Comentários