entender vocabulários de física



Resumo escrito por:FlordaLua
O vocábulo física provém do grego Physiké, que quer dizer Natureza. Logo, em seu sentido mais amplo a física deveria ocupar-se de todos os fenômenos naturais. Porém, o estudo da Natureza é feito por diversos campos de pesquisa; entre os quais estão a Química, a Biologia e outros.
Com a ajuda da física podemos utilizar algumas formas de energia e fazê-las trabalhar para nós: elétrica, mecânica, sonora, luminosa, calorífica e outras.
A física abrange varias partes segundo as grandezas e os fenômenos estudados, podendo ser destacados os seguintes:
Mecânica: o movimento e suas causas;
Movimento Ondulatório: propriedade das ondas.
Óptica: Fenômenos relacionados com a luz.
Eletricidade: fenômenos elétricos e magnéticos.
Física Moderna: estrutura atômica, radioatividade, teoria da relatividade de Einstein e outros.
Divisões da Mecânica:
Cinemática: Estuda os movimentos dos corpos sem considerar suas causas; também pode ser dividida em Escalar: Quando estuda os movimentos analiticamente e Vetorial: Quando estuda os movimentos graficamente.

Dinâmica: Estuda os movimentos dos corpos, considerando suas causas.
Estática: Estuda os corpos em repouso.
Grandezas Físicas: denomina-se grandeza física tudo o que pode variar quantitativamente. As grandezas físicas podem ser classificadas em:
Escalares
: São caracterizadas por um número real acompanhas de uma unidade de medida. Ex:
Massa: (a massa de um corpo é de 3kg).
Volume: (o volume de um cubo é de 20cm³).
Vetoriais: São caracterizadas por um número real denominado módulo ou intensidade, acompanhado de uma unidade de medida, uma direção e um sentido. Ex: a velocidade de um carro é de 20km/h (módulo), tem a direção horizontal e o sentido para a direita.


Física : Volume único: Curso Completo Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/physics/1913365-f%C3%ADsica-volume-%C3%BAnico-curso-completo/

Comentários