entender a pontualidade britânica

A famosa pontualidade britânica

Resumo escrito por:SenhoritaGomes
O Big Ben, ao contrário do que muitos pensam, não é o famoso relógio britânico. Big Ben é o nome do sino, que pesa 13 toneladas. Durante a gestão de Sir Benjamin Hall, por ser um sujeito alto e corpulento, Hall tinha o apelido de Big Ben. O nome do relógio é Tower Clock (torre do relógio).

Conhecido por seu tamanho e precisão, o relógio, que teve seu nome mudado recentemente para “Elizabeth Tower”, faz a fama de pontualidade dos ingleses. Quem nunca ouviu a expressão “pontualidade britânica”? A lenda diz que se você marca com um inglês em um determinado horário, pode ter certeza de que ele vai estar no local combinado com quinze minutos de antecedência. O atraso de alguns minutinhos para um compromisso, com o qual nós já estamos acostumados, na Inglaterra é considerado deselegante.

Apesar de terem fama de pontuais, 63% dos ingleses assumem cometer atrasos. Uma pesquisa revelou que a população britânica põe a culpa nos celulares. A facilidade de comunicar o atraso a pessoa que está esperando deixa os atrasados menos constrangidos. Londres é a cidade menos pontual, 41% dos habitantes afirmam estar sempre atrasados.
A pontualidade britânica cai por terra nos transportes. Na aviação, por exemplo, de todos os vôos que decolaram no país, 72% tiveram atrasos de mais de 15 minutos. No Brasil, cerca de 50% dos vôos domésticos costumam atrasar. Até o Big Ben, símbolo da pontualidade, já apresentou diversas falhas, atrasando alguns minutos.

No Brasil, o hábito de ser pontual em compromissos não é tão comum. Há quem diga que é devido ao clima, à cultura ou mesmo pelo fato de tratarmos os compromissos com pouco caso.

Relógios estão espalhados por todos os lugares, seja na rua, no carro, relógios de pulso ou mesmo celulares, e não é desculpa atribuir o atraso ao desajuste do seu relógio. Você pode rapidamente ajustá-lo à hora certa. No site www.horadebrasilia.com você encontra a hora certa de acordo com o fuso horário oficial do nosso país, a hora de Brasília.

A famosa pontualidade britânica Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/society-and-news/culture/2318602-famosa-pontualidade-brit%C3%A2nica/

Comentários