entender o que é Conotação



Resumo escrito por:LaksitaBro
A denotação é a definição precisa e exata de uma palavra. A conotação é o significado secundário ou implícita de uma palavra, a partir do sentimento comum associado com a palavra. Conotações podem variar de acordo com a geografia e cultura, e podem mudar ao longo do tempo. A palavra "conotação" deriva do latim medieval e entrou em uso comum na Inglaterra em meados dos anos 1500.

Conotação descreve as imagens e sentimentos chamados por uma determinada palavra, em vez de sua definição estrita. Por exemplo, os adjetivos "louco" e "furioso", ambos denotam que alguém está com raiva. "Furious", no entanto, evoca a imagem de um sentimento muito mais forte, mais intenso. Trata-se de conotação.

Outro exemplo seria comparar as palavras "trabalho" e "trabalho". Ambos denotam exercendo-se. Dizer que um homem trabalha, no entanto, pode significar que ele gasta grande esforço ou simplesmente que ele tem um emprego. ou para evocar uma impressão de alguém que trabalha muito duro, provavelmente em um trabalho físico, e, possivelmente, em uma situação muito difícil.

Compreender tanto a denotação e conotação das palavras pode ajudar as pessoas a transmitir seus significados mais claramente. Escritores costumam usar conotação de grande efeito em livros, músicas e peças teatrais. Por exemplo, ao invés de dizer que uma noite estava escura, um escritor que quer criar um sentimento de mau presságio poderia, em dizer que a noite era um breu.

A escolha das palavras é também importante em marketing e publicidade. Por exemplo, um produto anunciado como "novo", vai reunir uma resposta diferente do anunciado como um "desconhecido", embora ambas as palavras têm denotações muito semelhantes. "Novo", no entanto, tem a conotação "fresco" e "emocionante", enquanto "desconhecido" conota "estranho" e "desconfortável".

Outras profissões também podem encontrar conotação importante. Discursos, por exemplo, podem criar impressões muito diferentes, com base nas palavras que escolherem. são profissões como Repórteres, profissionais de relações públicas, políticos, advogados e negociadores.

Saber o que denota uma determinada palavra também pode ajudar a evitar mal-entendidos. Enquanto uma palavra pode aparecer para ter uma definição benigna, o seu significado emocional pode facilmente ser inflamatória ou insulto. Isso pode ser um problema particular para pessoas não-nativas de uma língua.

Uma pessoa não nativo em Inglês, por exemplo, pode descrever a pele de alguém como "pastosa", que significa que a pessoa tem pele muito clara ou pálida. Em Inglês, no entanto, a palavra "pastosa", quando aplicado ao tom de pele, conota uma pele que é muito branca, atraente, e muito possivelmente insalubre. O orador pode facilmente ofender o indivíduo em questão, sem querer, simplesmente porque ele não está familiarizado com a conotação da palavra "pastosa".
O que é Conotação? Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/humanities/linguistics/2366475-que-%C3%A9-conota%C3%A7%C3%A3o/

Comentários