economia dos Estados Unidos



Resumo escrito por:chicovsky
As cinco regiões geoeconômicas
Para compreender melhor a economia estadunidense, costuma-se dividir o território em cinco regiões geoeconômicas.
Nordeste
Região de industrialização antiga e tradicional, conhecida como manufacturing belt, devido à concentração industrial.
Destacam-se a siderurgia e as indústrias química, automobilística, metalúrgica e eletrônica.
Próximo às grandes cidades desenvolvem-se cultivos de hortaliças, pecuária leiteira, conhecido como dairy belt, e uma moderna avicultura.
Sul
Na região Sul desenvolve-se a fruticultura, fruit belt, com destaque para a produção de laranja na Flórida. Também há grande produção de arroz, tabaco e cana-de-açúcar. Entre os recursos naturais, merece destaque a exploração de petróleo, principalmente no estado do Texas. Outros importantes recursos extraídos são: gás natural, chumbo, ouro e zinco.
As principais indústrias da região são a petroquímica, a têxtil e a alimentícia.

Planícies Centrais
Essa região é considerada o celeiro agrícola dos Estados Unidos, com destaque para a produção de trigo, wheat belt, e milho, com belt. A agricultura é altamente mecanizada e emprega muito pouca mão-de-obra. A ciência e a tecnologia estão à disposição dos agricultores, o que permite uma grande produção agrícola.
Oeste
Nessa região destacam-se a pecuária bovina de corte, o cultivo irrigado de frutas e hortaliças e a extração de minérios.
Assim como na maioria do país, a agricultura dessa região é comercial, destinada a abastecer o mercado interno e também para exportação. A agricultura é praticada em médias e grandes propriedades, com pouca mão-de-obra e grande investimento de capital em tecnologia.
Costa do Pacífico
As atividades econômicas são praticadas em uma estreita faixa de terra situada entre o litoral do oceano Pacífico e a cadeia da Costa. Além de desenvolver a fruticultura irrigada e a extração de petróleo, a região detém um importante parque industrial conhecido como Vale do Silício.

A força econômica dos Estados Unidos Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/2189010-for%C3%A7a-econ%C3%B4mica-dos-estados-unidos/

Comentários