cuidar dos remédios em casa



Resumo escrito por:MaraAntunes
Ao organizar a sua farmácia tenha em atenção que os medicamentos não devem ser guardados nem na casa de banho nem na cozinha, pois estas divisões estão sujeitasa variações de temperatura e, principalmente, a humidade que podem alterá-los ou mesmo torná-los tóxicos. Deve escolher um local fresco, não sujeito a variações de temperatura nem a humidade e onde estejam protegidos da luz. O armário-farmácia deve ser dividido em três áreas distintas: umacom os medicamentos para os adultos; uma para os das crianças e a terceira para o material de primeiros socorros. Além disso deve ter nesse armário os números de telefone de emergência médica. Na sua farmácia deve ter: - analgésicos; - supositórios ou comprimidos para a febre e dor para as crianças; - um medicamento contra a diarreia e outro contra os vómitos; - um antiácido e um antiespasmódico; - pastilhas para a dor de garganta e xarope para a tosse; - um antiséptico para as feridas; - um produto para as queimaduras; - uma pomada para os entorses e contusões; - um produto hemostático (para pequenos sangramentos); - pensos rápidos, compressas esterelizadas, bandas adesivas e ligaduras. Deve ter ainda soro fisiológico (para olhos e nariz), um termómetro, um saco para o gelo, tesouras, uma pinça e uma pomada contra a picada dos insectos. Se verificarque um medicamento mudou de cor, forma,consistência ou cheiro informe o seu médico ou farmacêutico antes de o utilizar. Não use medicamentos que se encontrem fora do prazo de validade e não se esqueça que a data indicada na embalagem refere-se ao medicamento não aberto e não tem nada a ver com o limite de utilização de um medicamento já encetado. Entregue os medicamentos que se encontram fora do prazo de validade na farmácia. Não os deite no lixo ou na sanita pois são prejudiciais ao meio ambiente. Respeite as indicações relacionadas com o armazenamento dos medicamentos. Alguns, como as vacinas e a insulina, devem ser conservados no frigorífico entre os dois e os oito graus negativos.
Por precaução coloque-os no frigorífico dentro de uma caixa de plástico marcada com uma cruz vermelha. Se, por inadvertência, a cadeia de frio for interrompida, calcule o tempo em que o medicamento esteve sujeito à temperatura ambiente e consulte o seu farmacêutico. Os colírios e as pomadas oftalmológicas podem ser utilizados num prazo máximo de um mês a partir do momento em que são abertos.Dependendo do medicamento o prazo pode mesmo ser inferior a trinta dias e nunca superior. São medicamentos facilmente contaminados por micróbios podendo provocar infecções locais. Deve, por isso, escrever a data de abertura na embalagem do medicamento e deve ainda ter em atenção que cada um destes medicamentos deve ser utilizado apenas por uma pessoa. Os pós e os granulados que se põem em suspensão podem ser conservados depois da reconstituição num prazo máximo de sete dias à temperatura ambiente e dez dias se forem guardados no frigorífico. Os xaropes têm a duração de um mês, salvo indicação em contrário. Depois de abertos contaminam-se a cada abertura do frasco. Apesar do açucar presente no xarope poder ter propriedades antibacterianas é melhor verificar, antes de cada toma, se não apresenta sinais de contaminação. Escreva no frasco a data em que o abriu e certifique-se de que o deixa bem fechado após cada utilização. Respeite sempre a posologia indicada para cada medicamento. E, muito importante, não se esqueçaque o armário-farmácia se deve encontrar num local elevado e fechado à chave, longe do alcance das crianças de forma a evitar acidentes.
Como Cuidar Da Sua Farmácia Em Casa Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/477122-como-cuidar-da-sua-farm%C3%A1cia/

Comentários