construir um computador quântico



Crítica escrita por:tattymori
Podemos sonhar com os computadores quânticos de verdade, apesar das dificuldades, existem diferentes propostas para a construção de um processador quântico. Onde em alguns setores as aplicações das informações quânticas já estão se tornando realidade, como no caso da primeira transação bancaria utilizando um sistema criptográfico quântico ocorrido em 2004.
A computação quântica em larga escala irá se desenvolver como uma consequência de outra área de investigação da física básica: a nanociência e a nanotecnologia, nas quais a propriedade computacional que só podem existir nesse limite, graças às Leis da Mecânica Quântica, isso irá minimizar os erros de processamentos quânticos, a manipulação deste espaço ultrafino será feita por inúmeros equipamentos. Como consequência deste fato, o primeiro computador quântico propriamente dito, ocupará todo andar de um prédio e pesará uma tonelada. Exatamente como previu a Popular Mechanics há mais de 50 anos (Popular Mechanics, 1949 apud Oliveira, 2005, 197).
De fato, o principal propósito da computação quântica é fazer uso das especulações de pesquisadores, que vão se valendo de experimentos feitos em laboratórios ao longo de anos, para aumentar o poder de cálculo dos computadores, e isto tem sido verificado com enorme sucesso. Possa ser que, dentro de alguns anos, as pessoas possam adquirir produtos, usando uma rede quântica de comunicação, absolutamente a prova de hackers.A computação quântica ainda está muito distante de ser uma realidade, mas traz perspectivas novas a grandes problemas atuais. É importante salientar que a parte computacional da computação quântica já está muito mais avançada que a parte física, o que certamente causará uma revolução momentânea na computação devido à enorme quantidade de paradigmas quebrados a partir do momento que o primeiro computador quântico for criado.
Mas certamente isso não resolverá os problemas, apenas será o momento de criação de novos paradigmas que trarão aos cientistas da computação novos desafios e aos fabricantes de software e hardware novas soluções. No entanto nos parece que esta tecnologia não deverá estar pronta, devido às enormes complicações da física, em menos de 50 anos. Mas é certamente intrigante se pensar em todas as implicações de uma máquina de funcionamento tão peculiar, e é o que tem levado pesquisadores de todo o mundo a estudar os fenômenos que irão reger este sistema e as pessoas comuns à curiosidade de tanto fascínio pela computação quântica.

Computador Quantico Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/computers/2236386-computador-quantico/

Comentários