conhecer os tipos de embalagem

Tipos de embalagem

Resumo escrito por:mica68

Existem diferentes tipos de embalagens que, pela sua funcionalidade, (para a qual a ergonomia é fundamental), permitem o adequado manuseamento de produtos quer para o consumidor, o retalhista ou os sistemas de distribuição, quer para o armazenamento.

A embalagem primária, concebida para o linear do distribuidor, para o comprador e para o consumidor final, é a que envolve directamente o produto, assegurando “a protecção, a apresentação, a conservação do produto quanto à sua duração de vida” . Ela tem uma das tarefas mais importantes na área da identidade do produto e da marca, pois contém toda a informação relevante e necessária do produto. O seu tamanho e dimensão são normalizados, em conformidade com a disposição normalizada das prateleiras e dos contentores de transporte. A embalagem primária apresenta uma forte identidade gráfica e imagética do produto.

A embalagem de agrupamento é especialmente adaptada ao distribuidor e à sua  colocação no linear, uma vez que engloba vários elementos de acondicionamentos primários que constituem no conjunto, uma unidade de venda, como  acontece por exemplo, com as embalagens de iogurte de seis unidades.  Com este tipo de embalagens assistiu-se a um melhoramento do aspecto publicitário e da capacidade de venda.
; A embalagem secundária contém as diversas unidades primárias, geralmente para fins de transporte. Este tipo de embalagem favorece a redução do volume e melhora o manuseamento para o distribuidor, transportador ou retalhista, por isso, o material  usado deve ser resistente. Contudo, apesar de ser tão importante como a embalagem primária, raramente tem um papel relevante na imagem da marca.
 Retorta (1992) tem uma opinião diferente, esta considera a existência de dois tipos de embalagem secundária: “as que se destinam a conter a embalagem primária em determinadas categorias de produtos (embalagem exterior) e as que se destinam ao transporte de grandes quantidades no âmbito dos circuitos de distribuição” . No primeiro caso ela tem uma função estética, já que pretende vender uma imagem de marca e, não apenas proteger o produto. Os produtos de cosmética, os chocolates, as bebidas espirituosas e alguns produtos alimentares, nomeadamente os lácteos destinados a crianças, são as categorias de produtos em que aquele tipo de embalagem é utilizada. Estas embalagens também exigem bastante criatividade do designer.


Tipos de embalagem Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/humanities/theory-criticism/2149857-tipos-embalagem/

Comentários