As universidades oferecem um grande leque de cursos de graduação



Resumo escrito por:reidocurso
O que você vai ser quando crescer?” Essa pergunta tão corriqueira, que ouvimos principalmente quando somos crianças, só ganha seu real sentido quando se está diante do tão conhecido vestibular.

As universidades oferecem um grande leque de cursos de graduação, desde os mais tradicionais, como Medicina, Engenharia e Direito, até os mais contemporâneos como, por exemplo, Produção de Moda e Design Gráfico. Entretanto, mesmo com tantas opções, há pessoas que não querem cursar uma graduação na universidade, que preferem um curso mais rápido, mais voltado para o mercado de trabalho. A tradição da graduação universitária, então, não faz parte dos interesses dessas pessoas.

Devido à cultura educacional do nosso país, que é baseada na cultura francesa de ensino, os cursos universitários ainda são mais bem vistos e pela nossa sociedade. As pessoas costumam ver os cursos técnicos, sejam eles de nível superior ou não, como inferiores aos demais. No entanto, os cursos de curta duração desempenham papéis tão importantes quanto os de qualquer universidade. Esse panorama é fruto de um mal esclarecimento da sociedade acerca da real necessidade dos cursos de curta duração, segundo alguns especialistas.

A mudança de título das antigas Escolas Técnicas Federal proporcionou uma melhor qualificação de ensino, beneficiando os estudantes e o próprio mercado de trabalho. Foi um processo difícil, mas hoje percebe-se grandes resultados. Antes, só oferecía-se cursos técnicos profissionalizantes. No entanto, o MEC baixou uma portaria permitindo a criação de cursos técnicos de Nível Superior, dando maiores oportunidades aos alunos em geral.

Os Centros Técnicos oferecem modalidades de cursos técnicos: subseqüentes e integrados. Os primeiros são cursos semestrais, com duração de dois anos, feitos para aqueles que já concluíram o Ensino Médio e querem uma especialização técnica. Normalmente, esses cursos são feitos por pessoas que já estão no mercado de trabalho e querem resultados a curto prazo. Já os cursos integrados, têm duração de quatro anos e são oferecidos anualmente para pessoas que concluíram o Ensino Fundamental.
Fazer curso de curta ou longa duração? Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/2332022-fazer-curso-curta-ou-longa/

Comentários