as tão indesejáveis dores de garganta



Resumo escrito por:MaraAntunes

É característica desta altura do ano que agora começa sermos mais frequentemente afectados por constipações e gripes que trazem consigo, entre outras coisas, as tão indesejáveis dores de garganta.



Habitualmente o nosso organismo tem sistemas de defesa para combater os microrganismos que nos entram pela boca e pelo nariz e que vão dar origem a estas inflamações, mas basta que, por qualquer motivo, o nosso sistema imunitário esteja um pouco debilitado para que eles se instalem e provoquem mal-estar, febre, dores de cabeça, aumento do volume dos gânglios do pescoço ou mesmo dor abdominal ou vómitos, se a infecção for bacteriana.
A dor de garganta a que se chama amigdalite caracteriza-se pela vermelhidão, pelo aparecimento de pontos brancos (pus), mau hálito e falta de apetite. Mas na origem das dores de garganta pode estar também uma faringite.
É importante que o médico determine se se trata de uma ou de outra, mas é ainda mais importante determinar se o que está na origem de um problema é um vírus ou uma bactéria, pois uma infecção de origem bacteriana não convenientemente tratada pode vir a afectar outros orgãos como o coração ou os rins.


Dores de Garganta Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1682201-dores-garganta/

Comentários