aproveitar ao máximo o tomate



Resumo escrito por:GMCRibeirodeMoraes
Use e abuse dos tomates, pois seus nutrientes atuam juntos na proteção do organismo contra câncer, obstrução de artérias e problemas de pele. São uma fonte abundante de fitoquímicos.
Melhore sua alimentação
> Cozinhe tomate fresco com açucar, canela e raspas de laranja para preparar uma geléia saborosa e doce.
> Misture suco de tomate e suco de cenoura e coloque na geladeira. Sirva como uma refrescante sopa de verão com tomates picados e iogurte.
> Para aumentar os valores nutricionais das sopas, substitua metade da água por suco de tomate.
> Faça um molho rápido para salada, combinando extrato e suco de tomate, azeite de oliva, vinagre balsâmico e manjericão fresco picado, hortelã ou cebolinha.
> Molhe o pão no azeite de oliva com alho, cubra com extraro de tomate e ponha para grelhar. Coloque tomate fresco picado por cima.
Dicas de saúde
Durante seis anos, um estudo realizado com 48.000 homens constatou que aqueles que consumiam 10 ou mais porções (1 xícara de chá por porção) por semana de produtos de tomate tiveram uma redução de 45% no risco de câncer de próstata.
O que você encontra
a) ácido clorogênico Encontrado em grande quantidade em tomates recém-colhidos, pode proteger o organismo contra o câncer ao inibir toxinas ambientais como a nitrosamina, presente na fumaça do cigarro.
b) ácido ferúlico e caféico Substâncias químicas anticancerígenas que podem ajudar a melhorar a produção de enzimas que combatem o câncer.
c) betacaroteno Pigmento bioativo que pode ajudar a prevenir a acne, alguns cânceres (estômago, pâncreas) e perda de visão.
d) licopeno Abundante nos tomates, esse pigmento pode ser um antioxidante mais potente que o betacaroteno, prevenindo os danos causados às células que acarretam infarto e câncer. Um estudo revelou que homens que consomem alimentos ricos em licopeno reduzem pela metade os riscos de infarto do miocárdio. Outros estudos indicam ainda que o licopeno pode prevenir o câncer de próstata. O suco de tomate, em especial, é fonte concentrada de licopeno.
e) luteína e zeaxantina Carotenóides encontrados no tomate que se unem para prevenir a perda de visão e possivelmente o câncer.
f) vitamina C Presente na substância gelatinosa que envolve as sementes do tomate, a vitamina C ajuda a evitar doenças cardíacas, infecções respiratórias, câncer de pele e perda de visão.
Maximizando os benefícios
O licopeno é mais bem absorvido em formas concentradas de tomate, como extrato, suco, molho, sopa e ketchup. O calor e o óleo facilitam a absorção do licopeno e do betacaroteno, apesar de parte da vitamina C se perder.
Tomate: use e abuse dos tomates. Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/nutrition/1967762-tomate-abuse-dos-tomates/

Comentários