Aprenda o que são os maus hábitos como eles surgem e como evitá-los



Resumo escrito por:itamarps
Aprenda o que são os maus hábitos, como eles surgem e como evitá-los, trazendo muitos benefícios para seu dia a dia, sua saúde e seu bem estar geral.
O QUE SÃO OS MAUS HÁBITOS
Os maus hábitos são atitudes voluntárias ou involuntárias, executadas repetidamente, trazendo prejuízo mental ou comportamental à pessoa.
COMO EU POSSO ADQUIRIR UM MAU HÁBITO?

Na execução das diversas atividades que realiza diariamente o ser humano é muitas vezes levado à pratica de hábitos que podem o prejudicar e as vezes nem mesmo percebe quando eles são incorporados em sua vida cotidiana.


Ele começa sutilmente e quando percebe que já está trazendo um prejuízo, seja ele emocional ou físico é que nos atentamos e passamos a identifica-los, ou pode acontecer inconscientemente o que torna a recuperação mais lenta.
A carência emocional ou mesmo a falta de conhecimentos para lidar com o estresse desencadeia comportamentos que sempre são iniciados a partir de um impulso mental onde pode ocorrer dois tipos de reações:
  • A pessoa repelir a atitude e ficar se monitorando para não recair
  • A pessoa se justificar consigo mesma, ignorando os males e persistindo na atitude, e as vezes esse comportamento é inconsciente da realidade sobre o fato.
VAMOS CONHECER OS MAUS HÁBITOS?
Esse comportamento geralmente negativo se manifesta através de muitas formas, vou exemplificar os mais comuns, existem variações mais intensas, e pode ocorrer em qualquer ocasião ou idade havendo casos em que é necessária a intervenção de um profissional de saúde para auxiliar no tratamento.
Existem maus hábitos que se manifestam no âmbito social

  • Se atrasar para compromissos
  • Iniciar muitas coisas simultaneamente e não concluí-las
  • Roer unhas
  • Falar palavrões
  • Fumar
  • Ingerir alguma bebida ou alimento sem controle sobre a vontade como café, refrigerante, doces, etc.
  • Ser pessimista, negativo
  • Ser resistente a mudanças

Existem maus hábitos que se manifestam no âmbito financeiro.
  • Não ser pontual com os pagamentos.
  • Solicitar adiantamento de dinheiro em financeiras, bancos, amigos.
  • Não ter controle sobre o uso de cartões de crédito, limite de contas.
Existem maus hábitos que se manifestam no âmbito profissional

  • Adiar a realização das tarefas sob sua responsabilidade
  • Participar de, ou promover fofocas
  • Levar as coisas para o lado pessoal
  • Fugir dos afazeres
  • Ser desorganizado

EU POSSO EVITAR UM MAU HÁBITO?
Só o interesse em saber mais sobre o assunto mostra que a pessoa tem consciência de que tem um mau hábito ou tendência a desenvolver algum tipo.
A partir do momento em que isso se torna consciente é necessário apenas admitir que quer mudar.
O primeiro passo é identificar a fundo o que pode estar levando a pessoa a ter a atitude indesejada, fazer uma reflexão de quando começou, qual a causa originária pois todo hábito se inicia no pensamento e os maus hábitos são gerados por carência, ansiedade, medo, fobia entre outros, essa busca vai compensar porque o resultado final será permanente.
Use as perguntas abaixo para fazer a introspecção em busca do mau hábito.

  • O que me impede de cessar com esse comportamento?
  • Por que eu quero mudar esse comportamento?
  • O que esse comportamento tem me trazido de bom e de ruim?
  • A presença de que pessoas reforça esse comportamento?
  • Que coisas me estimulam a ter esse comportamento?

ARREGAÇE AS MANGAS E VAMOS COMEÇAR!

Agora que a decisão está tomada, é hora de começar as mudanças necessárias para que os resultados apareçam, trabalhe no máximo dois maus hábitos por vez.


A cada mudança, por menor que pareça, o cérebro cria uma referência positiva que vai beneficiando para as próximas.
Comece com coisas simples (substituir um doce por uma fruta) e quando decidir mudar algo mais resistente ( roer unhas, fumar) o seu cérebro já estará fortalecido e parecerá muito mais fácil.
Veja o que pode ser mudado:
O local de tomar café –
Tenha sempre por perto, água, sucos, balas e cada vez que pensar em tomar um café e a vontade estiver forte, utilize alguma destas opções, estabelecendo metas diárias para que a redução aconteça semanalmente.
Exemplo – Esta semana eu vou tomar 3 café por dia, na próxima 2 por dia e assim por diante.
O local de fumar –
Evite se reunir no “fumódromo”, mude seu horário, aplique aqui a dica do exemplo acima, e como a meta é mais delicada a redução pode ser quinzenal.
O local onde come –
Altere a posição em que come na mesa, o horário e sempre se alimentar na presença de outras pessoas se tiver o mau hábito de comer em excesso
As pessoas com quem está-
Evite as pessoas que reforçam o mau hábito e procure se aproximar de pessoas que reprovam, esteja firme e veja isso como algo positivo para sua mudança.
CUIDADO COM A RECAÍDA

O ser humano está condicionado a 40 dias para criar um novo hábito sobre um mau hábito, e em apenas 15 dias um mau hábito se reestabelece na mente.


Olhe apenas para o dia de hoje, isso faz com que a tarefa fique mais leve.
É a sua crença no resultado que vai motivá-lo a persistir, dizer a si mesmo que não pode fazer alguma coisa é um péssimo hábito cognitivo e contraproducente, exercite bons pensamentos, mantenha sua força mental ativada dia a dia.
Caso tenha alguma religião se apoie espiritualmente isso é sempre benéfico.
COMEMORE CADA VITÓRIA
Por menor que seja cada vitória que obtenha, comemore!
Não importa o quanto pareça insignificante para outras pessoas, só você sabe o quanto custou e o quanto representa ter alcançado portanto faça pequenas comemorações, se presenteie ou até estipule um prêmio para si mesmo quando atingir a meta.
Boa sorte!

Como evitar maus hábitos no seu dia a dia