após a entrevista fica na expectativa aguardando



Resumo escrito por:agatha11

O artigo mostra como deve agir o profissional que após a entrevista fica na expectativa aguardando com ansiedade, que o recrutador ligue com uma resposta.


O candidato sai da entrevista satisfeito com seu desempenho, seu currículo é bom, tudo certo com a aparência, no entanto a resposta... Que ansiedade! O contato da empresa demora... Como agir?


Nem sempre o resultado depende da avaliação parcial e única do selecionador. Em muitos casos existem as figuras do dono da empresa ou o presidente da organização de quem é a última palavra, mesmo quando o selecionador define o nome. O RH não é absolutamente quem sempre toma a decisão. Portanto, o candidato deve ter paciência. O tempo médio de espera é uma semana e meia de acordo com os dados mais recentes da Pesquisa dos Executivos, da Catho Online.
Vanessa Pina, diretora de Capital Humano e Administração da Sul América, orienta que a própria empresa determine um tempo para fazer o contato com o candidato criando assim um vínculo com o aspirante. “Este tempo varia de acordo com cada processo seletivo e necessidade de fechamento da posição”.
Entre a empresa e o profissional deve haver um clima de responsabilidade e compromisso que inicia com a entrevista cumprindo os prazos definidos. Segundo Vanessa, “estamos vivendo uma era de pleno emprego, onde não só a empresa escolhe quem irá contratar, mas os candidatos também escolhem as empresas e mercados onde têm interesse de atuar. Sendo assim, manter uma relação de confiança e respeito durante todo o processo seletivo é fundamental”.

Atitudes adequadasAlgumas empresas tomam atitudes equivocadas quando por falta de planejamento ou atropelo, comunicam os resultados apenas aos candidatos aprovados, quando o correto seria dar uma satisfação a todos os pretendentes.


 Conduta como essa acaba por frustrar o aspirante provocando expectativa e ansiedade dispensáveis. Não é bom para o candidato e nem para a empresa que fica com a imagem ofuscada. Para evitar embaraços, ao terminar a entrevista o candidato deve firmar o tempo de retorno, seja qual for o resultado. Após o período estipulado, então, o candidato pode entrar em contato com a corporação para questionar de forma delicada e com sutileza sobre o posicionamento.

Atitudes inadequadasEstas advêm do estado de apreensão vivida pelo candidato desde a entrevista quando, passando sobre o bom senso, comete erros ao agir impulsivamente.


Conforme definiu Vanessa, “ficar pressionando demais, solicitar retorno antes do prazo ou pedir feedback logo após a entrevista, por exemplo, são atitudes que podem demonstrar ansiedade e insegurança. Isso poderá certamente prejudicar o candidato no processo seletivo”.
A psicóloga Elisabete de Oliveira, consultora da M&S. conclui: “Também é fundamental que o candidato fique atento aos meios de contato que disponibilizou no currículo ou na entrevista, pois pode cometer uma grande gafe e mostrar impaciência e até falta de organização caso a empresa já tenha feito tentativas de contato e o profissional foi quem não se atentou e deixou de dar um retorno”.
Fonte: Saiba como o profissional deve agir após a entrevista | Portal Carreira & Sucesso




Saiba como o profissional deve agir após a entrevista Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/how-to/careers/2292958-saiba-como-profissional-deve-agir/

Comentários