Ajude a criança se tornar segura e confiante

 por:MadameButterfly
Ajude a criança se tornar segura e confiante. Oriente seu filho a ter responsabilidade, imponha limites e estabeleça valores. Tendo a diretriz do que é certo e errado será capaz de tomar decisões por si, fazer escolhas conscientes, enfrentar e superar possíveis obstáculos que se apresentem a sua frente. Crie um ambiente confortável de segurança para desenvolver a autoestima. Não o vigie o tempo todo. Dê liberdade para optar por suas escolhas, porém esteja perto para orientar, ouvir e amparar seu filho quando for necessário. Proteja a criança, mas ao mesmo tempo favoreça a aprendizagem e a construção de uma personalidade autônoma. Permita que ela vivencie as aventuras compatíveis respeitando os limites da idade em que se encontra : se for bebê, a aventura pode ser explorar um ambiente espaçoso reconhecendo os objetos por meio do toque; se tiver 5 ou 6 anos, a aventura pode ser descobrir as limitações dos ambientes cercados pelos muros. Estabeleça Limites.
Crie uma rotina com seu filho. Monte, juntamente com ele, uma lista do que pode e não pode ser feito, assim essas regras terão mais valor. Quando uma das regras for desobedecida, mostre as consequências através do diálogo recorrendo sempre que possível ao quadro de regras. Deixe o quadro dos combinados sempre à vista. Deixe-o perceber que é responsável e que deve assumir o erro. Ofereça amor e compreensão ao seu filho, assim quando cometer algo contrário ao que foi estabelecido em conjunto entenderá que quebrou uma das regras e tentará reparar o erro cometido.
Não bata. Castigos físicos, comprovadamente por especialistas da área médica e psicológica, não são os melhores métodos para se educar um filho. Educar é uma tarefa árdua e complexa. Por isso converse, beije e abrace seu filho, pois o diálogo e o carinho ainda são os melhores meios para sanar dúvidas e ajudar a refletir sobre o que está fora do padrão. Respeite a criança como ser humano dotado de sentimentos bons e ruins.cultive os pensamentos bons, assim ela produzirá boas atitudes.Violência só gerará mais violência e revolta, desviando-o do objetivo maior que é a formação do seu caráter. Faça com que eles saibam que são responsáveis pelos erros que cometem,no entanto não é necessário castigos físicos.

Educação de Filhos: uma tarefa difícil Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/how-to/family/2363301-educa%C3%A7%C3%A3o-filhos-uma-tarefa-dif%C3%ADcil/

Comentários