acabar com o vestibular

O Fim do Vestibular

Resumo escrito por:reidocurso
Doze instituições federais de ensino, juntamente com o Ministério da Educação (MEC), apóiam um plano para acabar com o foco profissionalizante da educação superior e substituir o vestibular pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entre os apoiadores do projeto estão as Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ), da Bahia (UFBA) e do Ceará (UFC), além da Universidade de Brasília (UnB).

A idéia está em debate no 1.º Seminário Nacional da Universidade Nova - Reestruturação da Arquitetura Acadêmica da Educação Superior no Brasil, que começou na quinta-feira, em Salvador (BA), marcado por manifestação de estudantes e pela ausência do ministro da Educação, Fernando Haddad.

O evento, que segue até este sábado, reúne reitores, diretores e professores das 57 Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (Ifes) e representantes do MEC.

O projeto em discussão, o Universidade Nova, prega a alteração de foco do curso superior, que deixaria de ser profissionalizante desde o começo e passaria a abranger áreas temáticas, como saúde, artes e humanidades, por exemplo - os chamados Bacharelados Interdisciplinares (BIs).

"Depois de três anos, o estudante torna-se bacharel na área escolhida e tem a opção continuar a graduação em áreas específicas", explica um dos principais defensores da proposta, Naomar Almeida Filho, reitor da UFBA.

De acordo com ele, a mudança traria benefícios imediatos, como o aumento da capacidade da universidade de receber novos alunos - selecionados pelo Enem - e o fim da precocidade na escolha profissional. "O que estamos propondo já é aplicado em algumas das melhores universidades do mundo", diz.
O Fim do Vestibular Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/2340771-fim-vestibular/

Comentários