A resenha é um tipo de resumo critico



Resumo escrito por:FlordaLua
Como Fazer Fichamento ou Resenha de Obras Literárias

Fichamento:

1º ler o texto todo uma primeira vez;
2º ler o texto novamente grifando, fazendo anotações e analisando seu conteúdo;
Itens de presença obrigatória em trabalhos de fichamento:
- indicação da referencia bibliográfica: autor titulo, edição e local de edição, editora e ano em que foi publicada.
- resumo da obra estudada: indicativo ou informativo, devendo conter o objetivo do texto, plano lógico, conceitos e principais idéias do autor.
- registro de comentários e criticas à mesma: registro das percepções tidas pelo leitor em relação ao texto lido, expressadas em comentários e criticas de partes especificas da obra.
- registro das idéias desenvolvidas através da leitura da obra: discussões sobre a mesma que podem ficar em aberto, gerando pesquisas posteriores.
- transcrição de partes do texto que poderão servir como citações em trabalhos posteriores: literais ou não, podendo gerar citações diretas ou indiretas.

Resenha:
A resenha é um tipo de resumo critico, mais aprofundado, existindo comentários e opiniões, julgamento de valor, comparações, avaliação e relevância da obra estudada e resenhada. Não cabe ao autor da resenha modificar o pensamento original da obra. O titulo da resenha deve ser diferente do titulo da obra original, mas relacionada com a mesma.
Na resenha são encontrados textos descritivos, narrativo e dissertativo, descrevendo as propriedades da obra, as credenciais do autor, o resumo, conclusão e metodologia utilizada.

Fontes: - MEDEIROS, J. B. Redação cientifica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 1997
- DONIE, Peter. Fichamento, “uma arte”.



Comentários