Viajando de shinkansen

Shinkansen é a definição de trem bala,infelizmente eu nunca pude experimentar o euro-trem ou o TGV ,conheço apenas o shinkansen.creio que mais avançado ainda seja o maglev em Shangai que também não conheço,mas vamos então dar uma olhada no shinkansen shin quer dizer novo,kan pode ser traduzido como serviço e sen quer dizer linha. então temos "um novo serviço sobre linhas" esse novo serviço foi oferecido pela JR ou seja japan railways a maior companhia de trens do Japão. vou falar o que me lembro sem pesquisar então pode ser que falte alguma coisa. existe 3 linhas principais do shinkansen,a linha sul-Tokyo,a linha Tokio-norte e a linha Tokyo-leste. creio eu que os nomes ja dizem tudo. a linha sul é a mais digamos tradicional pq ela liga Tokyo-Osaka e vai descendo,mas essa ponte é que torna essa linha tradicional. como faz para pegar o trem bala?geralmente suas estações são bem distantes entre si,localizando se nas principais cidades,talvez a escala ou proporção como bem queira seja de 10 estações comuns para uma de shinkansen ou seja imagine um metrô que parasse a cada 10 estações ,muito utilizado para quem não quer ficar no pinga-pinga como é chamado carinhosamente o trem comun.
nas estações basta comprar o ticket,não é preciso fazer reserva nem nada,também não é necessário escolher lugar,porém existe o vagão Green que é um vagão executivo,ali pode-se fazer reservas etc.
os vagões comuns também oferecem reserva mas é bobagem,pois pode se até viajar em pé.
os assentos são deveras confortáveis assim como o trem propiamente dito,suas passagens não são exorbitantes no preço pode-se andar sempre que quiser ,claro que a passagem é por distância quanto mais longe o destino mais caro.
como existem poucas linhas e poucas estações acaba-se decorando ou melhor dizendo conhecendo a rede em pouco tempo algo análogo ao metrô de SP com pouco tempo já se conhece todas as linhas
a diferença é a escala de distância só isso
existem três tipos de paradas,o expresso,o super expresso e o comum.
o comun para em todas estações logo não gera preocupação,o expresso para em algumas e o super expresso quase vai direto.
se cometer o erro de pegar o super expresso,quando na verdade queria descer na próxima estação estará condenado vai descer só la na conchinchina,por isso é bom ficar atento.
os trens e estações não costumam ser lotados de gente,salvo nos feriados nacionais ou outras ocasiões
também a chuva não inibe,nem a neve sempre a velocidade é mantida
por hora é isso depois falo um pouco mais
abraços

Comentários